BIBLIOTECA DIGITAL  METODOLOGIAS 

O que é uma biblioteca digital?

Uma biblioteca digital é um acervo de livros disponibilizados virtualmente aos seus usuários. 

Por apresentar esse formato online, as limitações físicas de uma biblioteca convencional são suprimidas. 

Por exemplo, em sua versão virtual a biblioteca não tem limitação de espaço físico para a ampliação de acervo, permite o acesso simultâneo da mesma obra por diversos usuários e não demanda deslocamentos, podendo ser acessada a qualquer momento ou local (desde que haja internet).

Nessa situação não acontecem intercorrências e prejuízos, como perdas ou furtos de livros ou mesmo filas de espera para acessar determinada obra mais disputada. Dentre as vantagens, também podemos destacar que diversos processos são facilitados tanto para o usuário como para a administração, por exemplo a busca de livros, manutenção e gestão.

Para trabalhar com o formato, é possível desde criar uma versão digital gratuita até contratar serviços que oferecem plataformas completas com a disponibilização das obras desejadas, infra estrutura tecnológica, mecanismos de gestão e manutenção constante, atualização do acervo e atendimento especializado.

 Como surgiram as bibliotecas digitais?

O surgimento das bibliotecas digitais está intimamente ligado ao avanço da tecnologia dos computadores e ao uso cada vez maior da rede de internet. No entanto, embora pareça uma ferramenta muitíssimo atual, ela já é utilizada há mais de 50 anos!

A primeira biblioteca digital do mundo tomou forma em 1971, com Michael Hart, que teve a ideia de criar o Projeto Gutemberg, uma espécie de Biblioteca de Alexandria da era digital. O objetivo do projeto é digitalizar, arquivar e distribuir obras cultuais por meio da digitalização. Em 2006, ela contava com mais de 20 mil livros.

No final do século XX, as bibliotecas digitais se popularizaram ainda mais, passando a ser adotadas também por instituições de educação superior, como as universidades de Harvard e Yale. Mas foi no século XXI que elas ganharam uma força ainda maior.

A criação e a popularização dos leitores digitais contribuiu muito para a expansão desse mercado. Uma vez que mais pessoas tinham acesso a ferramentas de leitura que comportavam textos digitais, tornou-se mais fácil disponibilizar esses recursos aos alunos das IES. Assim, elas se tornaram ferramentas cada vez melhores e mais úteis.

A Biblioteca Digital Mundial

Biblioteca Digital Mundial é uma realização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos com a UNESCO em parceria com outras 31 instituições do mundo todo.  Ela foi lançada em abril de 2009 com materiais sobre cada estado-membro da UNESCO. Hoje, todo o seu acervo está disponível em inglês, espanhol, francês, chinês, árabe, russo e português. 

Algumas das suas principais características são:

  • Construir o acervo com metadados, ou seja, dados com informações bibliográficas relativas à sua geografia, cronologia e temática
  • Responder à pergunta “o que é este item e por que ele é importante?” de modo a facilitar a pesquisa dos usuários
  • Assegurar um desenvolvimento técnico com catalogação dos metadados, memórias de tradução, design atrativo e melhoramento contínuo do site e suas ferramentas
  • Contar com uma rede de colaboração para o acesso ao conteúdo, transferência de tecnologia e participação de parceiros — vitais para o seu crescimento

Segundo o próprio site da biblioteca, tem sido realizado um trabalho junto a países em desenvolvimento como a Rússia, Egito e o Brasil para melhorar as capacidades tecnológicas e permitir que eles consigam digitalizar as obras com alta qualidade. É justamente nesses centros que boa parte do acervo foi construída. O site brasileiro da Biblioteca Digital Mundial conta com fotografias antigas, mapas e documentos históricos originais. 

Qual é a diferença da biblioteca digital para a biblioteca virtual?

Embora tenham nomes muito parecidos, as bibliotecas digitais não são idênticas às bibliotecas virtuais. Essa é uma confusão comum, mas sua diferença reside em uma característica muito simples: enquanto as bibliotecas digitais existem também fisicamente, as bibliotecas virtuais existem somente em computadores.

Assim, uma Biblioteca Digital é responsável pela digitalização de livros que podem ser acessados também ao vivo, em um espaço real. A biblioteca virtual, por sua vez, pode servir apenas como um espaço online que dá acesso a outras bibliotecas. Essas podem ou não ser digitais, ou seja, podem ou não disponibilizar materiais digitalizados.

Por isso as bibliotecas digitais são tão importantes. Afinal, elas são uma ferramenta facilitadora para os alunos, a instituição e os profissionais que nela atuam.

Quais são os objetivos de uma biblioteca digital?

A opção de ter uma biblioteca digital, em conjunto com a física ou não, pode ocorrer por diversos motivos. Esse empreendimento traz diversas vantagens que serão vistas mais para frente neste texto.

Dependendo da IES, ela terá seus motivos específicos para optar por contar com uma biblioteca digital. Selecionamos agora os 6 principais objetivos de investir em uma biblioteca digital. São eles:

  1. Facilitar os empréstimos;
  2. Possibilitar um acesso a todos;
  3. Ter uma biblioteca viável para a EaD;
  4. Preservar e armazenar as obras;
  5. Facilitar as pesquisas dos títulos;
  6. Incentivar a leitura.

Confira: 

1. Facilitar os empréstimos

Com uma biblioteca funcionando pela internet, dentro do computador — ou outro dispositivo — do estudante, os empréstimos se tornam muito mais fáceis. Aqui, o aluno não precisa se dirigir até o endereço da instituição para ter acesso ao seu uso de estudo.

Além disso, uma biblioteca digital não fecha! Os livros podem ser consultados em qualquer hora de qualquer dia, e isso é extremamente valioso no ensino superior.

2. Possibilitar um acesso a todos

Um grande problema nas bibliotecas físicas é a espera por determinado título. Como os livros físicos são limitados, muitas vezes um estudante precisa aguardar em uma fila de espera pela devolução de alguma obra que necessite.

No modelo digital, várias pessoas podem pegar um mesmo livro ao mesmo tempo. Desse jeito, todos os alunos de uma turma podem realmente ter acesso à bibliografia de seu curso, e isso é fundamental, principalmente em épocas de provas e trabalhos.

3. Ter uma biblioteca viável para a EaD

Ao oferecer um curso na modalidade a distância, a IES precisa se adaptar para várias necessidades. É impensável oferecer uma educação virtual e não trazer um material bibliográfico no mesmo formato e apenas o físico.

Para um estudante da EaD, que tem um dia mais cheio e precisa contar com a liberdade e flexibilidade do modelo, ir para o campus apenas para buscar um livro se tornaria extremamente difícil. Além disso, em muitos casos, os estudantes nem mesmo moram na cidade de sua IES, sendo, deste modo, imprescindível ter acesso à uma biblioteca digital.

4. Preservar e armazenar as obras

Um dos grandes problemas dos livros físicos é que eles se desgastam. Seja por efeito do tempo ou por mau uso dos exemplares pelos usuários, as obras começam a se deteriorar e muitas vezes se tornam inutilizáveis.

Um título digital não perderá nunca sua qualidade, se mantendo legível para todos mesmo com o passar do tempo. Além disso, nas bibliotecas físicas, importantes obras podem também ser perdidas.

Assim, contar com uma biblioteca online garante que todo o acervo seja mantido e preservado. 

5. Facilitar as pesquisas dos títulos

O uso da internet tem se tornado cada dia mais fácil e intuitivo. Com a biblioteca digital, os mecanismos de pesquisa tornam essa procura por determinado título em uma atividade de segundos.

Além de não precisar ficar procurando por um livro entre diversos corredores, e com a chance de não encontrá-lo, o estudante poderá ter um acesso mais fácil aos títulos semelhantes.

6. Incentivar a leitura

Esse não é um objetivo apenas da biblioteca digital, mas sim de qualquer modelo. Ter acesso a um acervo completo faz com que o estudante tenha mais interesse pela leitura, sem nenhuma barreira financeira.

Ao ter o acesso aos livros ainda mais fácil, sem precisar gastar tempo com locomoção, e nem ter horário certo para isso, o estudante terá ainda mais motivação para ler. Mais à frente, ainda neste material, apresentaremos dicas para incentivar a leitura!

fonte: https://blog.saraivaeducacao.com.br/biblioteca-digital/ 



BIBLIOTECA: «CONOCE TU MUNDO» | Blog 1r Ciclo.

Comentários

Postagens mais visitadas